Projetos: Existem Muitos Caciques e Poucos Índios?




Fala galera bom dia! Estamos aqui com uma DICA DO DIA sobre gestão de projetos. Nesta, venho comentar sobre um assunto muito polêmico e ao mesmo tempo muito importante relacionado ao número de pessoas que estão no projeto para mandar e, o número disponível para executar. 

As empresas hoje, estão preocupadas em alocar gerentes de projeto e, acabam esquecendo dos desenvolvedores. Hoje, vemos muitas pessoas administrando enquanto, poucas pessoas colocam a mão na massa de fato. Acho esta colocação bastante interessante. Normalmente quando vamos pensar em estratégias organizacionais, pensamos sempre de uma forma bem generalizada, o famoso 8 x 80. Antigamente por exemplo, só se tinha a figura do desenvolvedor e não existia aquela habilidade ou figura responsável pelo controle, organização do trabalho, etc. 

Com o tempo, esta habilidade começou a ser inserida e agora só esta é visada, esquecendo-se assim do outro lado. Para que as coisas funcionem, você não precisa ter uma estrutura lotada de gestores de projetos. O que você precisa, é ter o Gerenciamento de Projetos aplicado

Este consiste em basicamente ter um gerenciamento de projetos garantindo que as atividades sejam realizadas conforme o planejado. Se você tem um equipe de desenvolvimento que é Sênior, que é capaz de se integrar, de se organizar no trabalho, de planejar, esta equipe JÁ ESTÁ FAZENDO GESTÃO DE PROJETOS. Não necessariamente você precisa criar um escritório de projetos e colocar dez pessoas lá dentro para gerenciar as atividades. 

Na verdade, é necessário assegurar que as pessoas estão: 

- Planejando o Trabalho; 
- Controlando o Trabalho; 
- Atentas ao risco do projeto; 
- Atentas a variação de escopo; 

Deve-se lembrar que isto não tem relação com fiscalizar o trabalho. Esta função foi criada pois existia a falta. A falta da habilidade de comunicação que a maioria dos desenvolvedores possuía para assegurar esse lado administrativo. A partir do momento que esta habilidade é desenvolvida, você não precisa de uma gama de "caciques" para que este trabalho seja efetivo. o que você precisa é: a sua capacidade de planejar e estruturar o trabalho, seja feito pelo desenvolvedor, pelo gerente ou pelo escritório de projetos. 

Independente de tudo, o objetivo principal é: Entregar o projeto no período combinado, planejado, testado, funcional e de excelente qualidade. Tenhamos sempre em vista que, independente de função, todas as partes interessadas devem focar no projeto entregue e que atenda ao prazo, esforço e custo estimado. 

 Um grande abraço e até a próxima. 

 De seu amigo, Bruno Rafael.

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Esse Tal de Nano Service?

Executar Audio em Java Swing

Validando Email em Java Com e Sem expressão Regular