quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Controle de Versão no Eclipse

Fala galera, neste post vamos mostrar como configurar o controle de versão em seus projetos, no Eclipse. Vamos lá!
Manter um repositório contendo os fontes de seus projetos é uma medida de extrema inteligência, pois além de manter um “backup” de seus projetos, ainda provê a possibilidade do compartilhamento do projeto com outros desenvolvedores de sua equipe e evita perdas significativas em caso de mergir informações diferentes em um mesmo fonte. Sem falar na mobilidade de possuir acesso a suas informações em qualquer computador que contenha uma conexão a Internet.
O Google entrou neste mercado há algum tempo, com a dispobilização do serviço de hospedagem de projetos do Google Code, um servidor SVN público para compartilhamento de projetos. Diversos projetos de open source colaborativos possuem um repositório de seu projeto no Google Code para qualquer um que queira ter acesso aos fontes, baixá-los e alterá-los como bem entender. Claro que respeitando as licensas de uso, que são predefinidas pelo autor para cada projeto postado no servidor.
Neste post iremos dar um pequeno tutorial passo-a-passo para que você possa compartilhar seus projetos com toda a comunidade de desenvolvedores.
Configurando sua conta no Google Code
Assim como todas as ferramentas do Google, o acesso ao Google Code (http://code.google.com) é realizado através dos dados de sua conta Google (seja no Gmail, Orkut, etc.). Faça o login e acesse a opção Project Hosting.
Posteriormente, você pode escolher a opção Search Open Source Projects e buscar por projetos open source no servidor em diversas linguagens de programação diferentes, ou criar o compartilhamento de seus projetos. Para isto, clique no link Create a New Project.
O próximo passo é definir os dados de seu projeto (título do projeto, descrição, escolher o tipo do controle de versão (no nosso caso escolha a opção do SVN), o tipo da licensa para seu projeto (pré-definidas pelo próprio Google para facilitar o trabalho), a licensa para a documentação do projeto (Creative Communs) e definir tags para facilitar a busca do Google para o seu projeto). Após tudo devidamente preenchido, devemos clicar no botão Create Project.
Pronto, nosso repositório está devidamente criado. Agora vamos para a opção da configuração do Eclipse para acessar o repositório através do Subversion. Clicando na opção Source, temos as determinações do Google para configuração. Primeiramente, devemos definir uma senha mestra para acessar o servidor. Esta senha não é a mesma de sua conta Google e deve ser muito bem guardada para seus acessos a seus projetos. Para geração da senha, clique no link googlecode.com password
Após isto, estamos preparados para o próximo passo: configurar o SVN no Eclipse e finalmente compartilhar um projeto através do SVN.
Configurando o SVN no Eclipse
Partiremos neste tópico do princípio que você não possua o SVN previamente configurado em seu Eclipse.  Primeiramente, vá ao site do desenvolvedor do Plugin do SubVersion para o Eclipse (http://subclipse.tigris.org) e faça o download. Agora verifique o diretório raiz de instalação do Eclipse. Dentro deste diretório, faça a extração do arquivo .zip. Agora, abra seu Eclipse e no menuWindow escolha a opção Open Perspective -> SVN.
Você será redirecionado para uma nova tela (como a que vemos abaixo).
Na aba do SVN Repository a esquerda da tela, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção New -> Repository Location.
Voce deverá inserir no campo URL o endereço do seu repositório. Para obter tal endereço, volte ao Google Code e na aba Source, você terá o endereço correto, no formato https (utilizado para priorizar a criptografização dos dados).
De posse do endereço, copie no Eclipse e clique em Finish.
Após este passo, o Eclipse irá configurar o endereço de seu repositório para você automaticamente. Para isto, será necessário você confirmar seu usuário e senha do google code.
Pronto, nosso repositório já está devidamente configurado no Eclipse. agora, podemos partir para o passo final: compartilhar nosso projeto dentro deste repositório através da IDE.
Compartilhando um projeto Java do Eclipse
Para este passo final, devemos voltar a perspectiva do Java dentro do Eclipse. Selecione o projeto desejado no package explorer (ou crie um novo projeto). Clique sobre o projeto com o botão direito e vá até a opção Team-> Share Project.
Após este passo, devemos selecionar qual o repositório que queremos compartilhar nosso projeto. Selecione o check Use existing repository location e selecione o repositório desejado na lista que aparece e clique em Next.
Na próxima tela, selecione o nome da pasta que deverá aparecer dentro do repositório e clique emFinish para finalizar o compartilhamento.
Novamente será necessário confirmar seu usuário e senha da conta do google code (algumas vezes). O processo de compartilhamento do projeto deve demorar alguns minutos. Após isto, você deverá selecionar quais pastas de seu projeto voce gostaria de compartilhar dentro do repositório (como vemos a seguir).
Após uma nova confirmação de seu usuário e senha da conta do google code, os arquivos selecionados posteriormente serão compartilhados para dentro de seu repositório.
Pronto! Já temos nosso respositório criado e o projeto do Eclipse compartilhado dentro deste. Para atualizar seu projeto e dar commit (atualizar o projeto para a versão local de seu projeto mais recente), acesse a opção Team quando voce clicar com o botão direito sobre seu projeto no package explorer. Lá, você tem várias opções como reverter seu projeto local para a última versãodo projeto dentro do repositório e sincronizar seu projeto local com a versão mais recente do repositório.

Admin: Bruno

Olá Galera! muito grato por estarem acessando nosso blog. Espero que seja possível transmitir de forma compreensível um pouco de meus conhecimentos em programação, para esta comunidade de desenvolvedores que cresce cada vez mais! Espero que Gostem! Abraço! E meu enorme obrigado à Renato Simões, Átila Soares,Wanderson Quinto, Emerson e a toda galera que sempre ajudou meu sincero obrigado....
Especialmente a Natalia Failache e Rita de Cassia que sempre apoiaram este sonho....

De seu amigo Bruno Rafael.