Postagens

Mostrando postagens de Outubro 3, 2010

Passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Salve Nossa senhora..."O conhecimento é importante. Deus e fé são essenciais"

Vem por Ai......Exemplo sobre JAVA FX....vocês querem??? então mandem um comentário pedindo...

Imagem
A pedidos de minha amiga Pamela Gatinho...

Criando um olá mundo mais complexo

Imagem
Olá galera do blog! Eu Bruno Rafael, estou aqui para mais uma postagem e tutorial com um exemplo mais complexo de nosso clássico olá mundo, visando agora, utilizar caixas de texto (OptionPane) e alguns gets e sets. Ficou complicado? Não se preocupe! Estará tudo comentado. Então Vamos lá!
Primeiramente abra o seu IDE e crie um novo projeto e uma nova classe: Não sabe como fazer isso? veja este post que ensina como fazer: Olá Mundo Clássico.
Após isso, crie seu método principal e deixe seu projeto como na imagem: Logo acima você pode ver o seguinte código: package olamundo; Isso nada mais é que uma referência ao pacote no qual esta sua classe se encontra;
abaixo esta o publicclassMain{} public especifica que você está declarando um método ou variável pública, o que significa que ela é visível por todos e todas as outras classes. O Main nada mais é que o nome desta classe;
Abaixo temos o método principal que permite com que a aplicação tenha um ponto de partida a seguir. É dentro deste método qu…

Skype para Android já está disponível

Os proprietários de smarpthones com Android agora podem fazer download de um app do Skype gratuitamente no Android Market. Com isso, será possível realizar chamadas de voz por meio de conexões Wi-Fi ou redes 3G. A exceção fica por conta dos EUA, onde o software de telefonia VoIP será usado apenas em hot spots Wi-Fi. 
Com o aplicativo, os usuários de smartphones Android poderão fazer chamadas gratuitas de Skype para Skype, a menos que a operadora cobre encargos adicionais pelo uso de dados. O app permitirá também que os usuários se comuniquem por meio de mensagens instantâneasm além de fazer chamadas para telefones convencionais, pagando uma taxa.
O programa funciona em smartphones rodando a versão 2.1 e 2.2 do Android e o IDG testou em aparelhos como os HTCs Desire e Legend, o Google Nexus One e os Motorolas Milestone e Milestone XT710. O software poderá funcionar também em outros telefones com o Android, mas a Skype não garante a funcionalidade ou compatibilidade com todos os aparelhos …

JSP e Modelo MVC (Model View Control)

Imagem
Por Bruno Rafael em resposta à pergunta de nosso companheiro Cláudio.


JSP é uma sigla para Java Server Pages, e é uma tecnologia desenvolvida pela Sun para permitir o uso do Java para produzir páginas dinâmicas na Web. É utilizada em conjunto com classes Java com regras específicas para atendimento a requisições dos usuários. Estas classes são os Servlets. Revisando como funciona a Web O cliente faz uma requisição através do navegador quando: Digita um endereço na barra de endereço e envia;Clica em um botão de envio de um formulário;Modifica um dado em um formulário com código javascript relacionado;Na ação do usuário esta requisição é enviada pela Internet (ou Intranet) até o servidor de Web e este faz uma série de ações: Interpreta a requisiçãoProcura na pasta root o arquivo HTML pedidoEnvia o arquivo de volta ao navegador do clientePor fim o navegador do cliente interpreta o código Html, css e “desenha” o resultado. Páginas dinâmicasCom as páginas dinâmicas a diferença está nas ações do …

JavaScript

Por Bruno Rafael.Respondendo a pergunta de meu amigo Mikael, vamos clarear o que é o javascript
JavaScript é uma linguagem de programação criada por Brendan Eich para a Netscape em 1995, que a princípio se chamava LiveScript. A Netscape, após o sucesso inicial desta linguagem, recebeu uma colaboração considerável da Sun, a qual permitiu o uso do nome JavaScript para alavancar o Livescript, porém as semelhanças entre a linguagem da Sun o Java e o Javascript são quase nulas. A linguagem foi criada para atender, principalmente, às seguintes necessidades: Validação de formulários no lado cliente (programa navegador);Interação com a página.Assim, foi feita como uma linguagem de script. JavaScript tem sintaxe semelhante à do Java, mas é totalmente diferente no conceito e no uso. De acordo com seu sistema de tipos, o JavaScript é: fraca - sua tipagem é mutável;dinâmica - uma variável pode assumir vários tipos diferentes durante a execução;implícita - as variáveis são declaradas sem tipo.É interpr…

Comparação entre CFML, JSP, PHP e ASP

Por Bruno Rafael, baseado no post de meu amigo Tofinha...


Os seguintes exemplos de códigos ilustramcomo criar uma página que fará consulta de dados de um funcionário no banco de dados e depois enviará, por e-mail, uma cópia do curriculum desse funcionário para o seu gerente. Com oColdFusion, desempenhar essa tarefa exigirá cerca de 4 a 5 vezes menos linhas de código.

ColdFusion
<cfquery name="emplInfo" datasource="HRDatabase">
SELECT * FROM tblResume
WHERE EmployeeID = #URL.EmployeeID#
</cfquery>
<cfmail to="#Left(ManagerFName,1)##ManagerLastName#@company.com" from="hrmailer@company.com" subject="#EmployeeFName# #EmployeeLName# Resume" mimeattach="#ResumeLocation#">
Here is the resume of #EmployeeFName# #EmployeeLName#
</cfmail> 

JSP
<% Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
String Url = "jdbc:odbc:HRDatabase";
Connection cn = DriverManager.getConnection(url);
Statement stmt…

Diferença entre Java e Java Script

Imagem
Por Bruno Rafael. Baseado no artigo de Miguel Angel



Queremos que fique claro queJavascript não tem nada a ver com Java, salvo em suas origens. Atualmente sãoprodutos totalmente distintos e não guardam entre si mais relação que a sintaxe idêntica e pouco mais. Algumas diferenças entre estas duas linguagens são as seguintes: 


Compilador. Para programar em Java necessitamos um Kit de desenvolvimento e um compilador. Entretanto, Javascript não é uma linguagem que necessite que seusprogramas se compilem, senão que estes se interpretem por parte do navegador quando este lê a página. 
Orientado a objetos. Java é uma linguagem deprogramação orientada a objetos. (Mais tarde veremos que quer dizer orientado a objetos, para quem ainda não sabe) Javascript não é orientado a objetos, isto quer dizer que poderemos programar sem necessidade de criar classes, tal como se realiza nas linguagens de programação estruturada como C ou Pascal. 
Propósito. Java é muito mais potente que Javascript, isto é devido…

Utilizando Look and Feel

Imagem
O chamado look and feel em java nada mais é que:

Look and Feel é a aparência que sua aplicação irá tomar. o Look and Feel (aparência e comportamento)define a forma como seus componentes serão desenhados na tela.

Nesse sentido vamos ao que interessa. você ja deve ter se deparado com a seguinte situação:



e com o look and feel ficaria assim:  Bem melhor não??? Para você executar esta ação e abandonar para sempre o visual do java padrão é muito fácil! Basta você usar o look and feel.
Na prática ficaria desta forma:
-abra sua IDE; -crie um novo projeto; -e crie uma interface gráfica, ou seja, um jframe:
Feito isso, aparecerá algo mais ou menos assim:
Feito isso você deve possuir uma aplicação com seu modelo próprio. Afinal, a intenção deste tópico é ensinar a criar um look and feel diferente e não como montar uma interface gráfica. Este conhecimento você ja deve possuir para compreender este tópico ok?
Você ja com sua interface em mãos, deve se dirigir ao código fonte da mesma na seguinte linha do mét…

Eclipse x NetBeans

Imagem
Eclipse x NetBeans Comparando os grandes IDEs open source NetBeans x Eclipse A Evolução dos IDEs\Livres para Java Java e Software Livre -Aderência a padrões
-Portabilidade
-Comunidade
-“Coopetição” IDEs Livres ● Preservação do investimento
● Independência do fornecedor
● Facilidade de expansão e customização Histórico do NetBeans Origens do NetBeans Nasceu como Xelphi, um IDE RAD visual estilo Delphi para Java, inovação: o IDE era ele mesmo escrito em Java, sua versão freeware era aplicada, fornecedor encampado pela Sun, da mesma forma que o StarOffice e Netscape, e transformado em software livre. Base da segunda geração de IDEs Java da Sun, o Fortè, que sibstituiu o JavaWorkshop Xelphi Se Torna NetBeans Promoção do modelo de componentes JavaBeans. Passa a atrair desenvolvedores iniciantes e pequenos ISVs. Framework genérico para aplicações GUI Java. Usa uma Expansão para J2EE (Web) e J2ME (JWSTK). O Fortè é renomeado Java One Studio. apresenta dificuldades de expansão devido à “lentidão” (Swing)…

Criador da Linguagem Java deixa Oracle

Imagem
BOSTON  - James Gosling, criador da linguagem de programação Java e um dos funcionários mais importantes da Sun Microsystems, recentemente adquirida pela Oracle, deixou a companhia.
Gosling, que anunciou a saída em seu blog pessoal na sexta-feira, não quis dar detalhes sobre o motivo de sua decisão.
"Sobre por que eu saí, é difícil responder: Praticamente tudo o que eu dissesse que fosse preciso e honesto prejudicaria mais que ajudaria", disse Gosling. Ainda não está claro se sua saída terá algum impacto sobre os planos da Oracle de desenvolvimento do Java, uma das linguagens de computação mais usadas em todo o mundo. O presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, já afirmou que pretende aumentar o investimento na linguagem, considerada o ativo em software mais importante que sua empresa jamais adquiriu. A porta-voz da Oracle, Karem Tillman, não quis comentar a renúncia. Gosling é um dos funcionários mais famosos da Sun a deixar a Oracle desde que a terceira maior fabricante de…

Melhorias No google Android

Imagem
Melhorias de Interface na nova versão do Google Android O Google Android é a plataforma para desenvolvimento de dispositivos móveis da Google que, recentemente, recebeu algumas melhorias de interface, incluindo novos codecs como OGG, Vorbis, MIDI e XMF. Além disso, houve aprimoramento nas animações do layout, Geo-coding, permitindo forward e reverse geo code (que seria a tradução de uma coordenada em endereço e vice-versa). A versão m5-rc14 pode ser baixada em http://code.google.com/android/download.html. Também foi atualizado o plugin do Eclipse para o desenvolvimento nesta plataforma. 

Olá mundo Clássico. Com suas devidas explicações

Imagem
Olá galera do JaTava na mente! vamos aqui explicar o famoso exemplo do olá mundo linha por linha para vocês.
Primeiramente abra seu IDE netbeans ou eclípse:
lá crie um projeto e uma classe com um nome qualquer.No meu caso usarei o netbeans 6.5.1.
Ao criar sua classe principal, você deverá criar as seguites linhas de códio:
public class Main {

public static void main(String[] args) {
           }

}
Agora, vou explicar a vocês oque cada linha de código significa: -o public, nada mais é que uma declaração em java que especifica que aquela classe ou método são visíveis a todos, afinal, uma coisa pública é de todos.. -class especifica que você esta declarando uma nova classe seguida de seu nome, que no caso no exemplo se chama Main
Sempre que você cria uma classe, esta deve finalizar com {}abrindo e fechando. Isso sinifica que os métos, variáveis, objetos, tudo que estiver entre estas duas chaves pertencerá a esta classe.
A próxima linha mostra o seguinte código:
public static void main(String[] a…

Java (linguagem de programação) História

Imagem
Em 1991, na Sun Microsystems, foi iniciado o Green Project, o berço do Java, uma linguagem de programaçãoorientada a objetos. Os mentores do projeto eram Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling. O objetivo do projeto não era a criação de uma nova linguagem de programação, mas antecipar e planejar a “próxima onda” do mundo digital. Eles acreditavam que, em algum tempo, haveria uma convergência dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos comumente usados pelas pessoas no seu dia-a-dia.
Para provar a viabilidade desta idéia, 13 pessoas trabalharam arduamente durante 18 meses. No verão de 1992 eles emergiram de um escritório de Sand Hill Road no Menlo Park com uma demonstração funcional da idéia inicial. O protótipo se chamava *7 (leia-se “StarSeven”), um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen. Para o *7, foi criado um mascote, hoje amplamente conhecido no mundo Java, o Duke. O trabalho do Duke no *7 era ser um guia virtual ajudando e ensinando o usuário…