Classes, Métodos, Interfaces e Variáveis principais características

Por Bruno Rafael...

Uma classe é o produto de enfocar a programação aos dados mais que as funções. Portanto, uma classe é uma coleção de dados e, além disso, para operar com eles uma série de funções próprias da classe.
Figura1.Exemplo de classes em java

Quando definimos um objeto num programa orientado a objetos, implementamos todo o comportamento desse objeto em um ou mais métodos.

Um método em Java é equivalente a uma função, subrotina ou procedimento em outras linguagens de programação.

Não existe em Java o conceito de métodos globais. Todos os métodos devem sempre ser definidos dentro de uma classe.

A sintaxe para construção de um método é a seguinte:

[modificador] tipo_retorno identificador ([argumentos]) {
//Corpo do método
}

Modificadores de Acesso
Java controla o acesso a atributos e métodos através do uso dos modificadores de acesso. São eles :

public : É o menos restritivo de todos. Atributos e métodos declarados como public
em uma classe podem ser acessados pelos métodos da própria classe, por classes
derivadas desta e por qualquer outra classe em qualquer outro pacote (veremos mais sobre pacotes e classes derivadas posteriormente).

protected : Atributos e métodos definidos como protected são acessíveis pelos
métodos da própria classe e pelas classes derivadas.

private : É o mais restritivo. Atributos e métodos declarados como private só podem ser acessados pelos métodos da própria classe.

Quando nenhum modificador é definido (acesso do tipo “package”), os atributos e
métodos podem ser acessados pelos métodos da própria classe, pelas classes derivadas e por qualquer outra classe dentro do mesmo pacote.

É importante destacar que esse controle não se aplica às variáveis locais aos métodos.
 Figura 2.Exemplo de métodos

 Interface é um meio que a OO criou para se ter acesso a componentes, subsistemas ou classes, já que o paradigma prega o encapsulamento e a ocultação de dados. Pode-se fazer a seguinte comparação com o mundo real: Um controle remoto de tv. Ele é um mecanismo eletrônico q tem seus circuitos e funciona baseado em conceitos q um leigo n tem como entender e utilizar (e poderia danificar caso resolvesse mexer), por essa razão o controle tem uma capa que cobre todo o sistema eletrônico (analogamente essa capa seria o encapsulamento de dados, essa capa q esconderia o funcionamento do controle), nessa capa existem botões q são de fácil entendimento para todos, são botões que te oferecem uma funcionalidade, ao apertar o botão de ON, vc sabe q o dispositivo vai ligar, mas n sabe como o controle fez pra operacionalizar tal ação, isso seria o encapsulamento. Mas note q vc utilizou uma "interface" para usar o controle remoto, e q interface seria essa? Os botões. Através da interface vc teve acesso a funcionalidades q estão perfeitamente encapsuladas, sem essa interface n seria possível ter acesso as funcionalidades de um determinado dispositivo. Porém note qualquer dispositivo q seja disponibiliza uma interface bem definida. A interface oferecida por um controle remoto seria o conjunto de todos os seus botões, se um controle tem um botão de FF (fast-forward "adiantar") esse controle garante q vc pode adiantar, um dvd por exemplo, mas se vc desejar voltar (REW) e esse controle n tiver o dito botão, n será possível utilizar essa funcionalidade, já q a interface do dispositivo não oferece tal funcionalidade, assim sendo, a interface é algo restritivo, logo bem definido.
Trazendo agora termos de classes, oq seria a dita interface? 

Quando você criar uma interface, está definindo um contrato com o que a classe pode fazer, sem mencionar nada sobre como a classe o faz.Uma lnterface é um contrato. Você poderia escrever uma interiace Bounceable, por exemplo, que estabeleceria: "Essa é uma interface boonceable. Qualquertipo de classe que implementar  precisa concordar em escrever os códigos do método Bounceable.

Figura 3. Interfaces em java


Por fim ...
Variáveis são nomes atribuídos à endereços na memória de um computador onde se guardam dados. A declaração de uma variável consiste em dar um nome para a posição de memória a ser usada e especificar qual tipo de dado a guardar na memória.


Fugura 4.Váriáveis em java
Para declarar uma variável, utiliza-se a seguinte sintaxe:
Observação: o modificador é opcional no caso da variável ser a completar
Por exemplo:

static int flor;

Pode-se declarar mais de uma variável do mesmo tipo separando-as por vírgulas, como na seguinte sintaxe:
Por exemplo:

static float medida,raiz1,raiz2;

Iniciar uma variável é atribuir um valor, um dado, à variàvel. As variáveis também podem ser declaradas e iniciadas ao mesmo tempo. Por exemplo:

static int tempodecorrido=0;

É isso ai galera! Espero que tenham gostado de mais este post e até a próxima
Bruno Rafael...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E Esse Tal de Nano Service?

Executar Audio em Java Swing

Validando Email em Java Com e Sem expressão Regular